top of page

SAÚDE 2025: Hospital lotado é motivo de discussão entre Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista

  • Foto do escritor: santistacleber
    santistacleber
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura
Hospital de Clinicas de Campo Limpo Paulista (Imagem: G1)
Hospital de Clinicas de Campo Limpo Paulista (Imagem: G1)


Número de pacientes de Várzea Paulista que passam no Hospital de Campo Limpo é três vezes maior do que campo-limpenses que procuram UPA em Várzea.

A falta de um hospital em Várzea Paulista vem prejudicando imensamente a população da cidade, mas também causa enormes impactos na região, especialmente em Campo Limpo Paulista.


Embora grande parte da população procure os recursos de alta complexidade na cidade de Jundiaí, uma parcela considerável da população varzina depende do Hospital de Clinicas de Campo Limpo.


Há alguns anos foi firmado um acordo na CIB (Comissão Intergestora Bipartite) para que Campo Limpo Paulista recebesse demandas de partos da região. O valor que é repassado pele Regional Jundiaí é totalmente insuficiente para manter o sistema em funcionamento, e as regras não vem sendo cumprida, uma vez que os atendimentos para pré-natal e atenção básica não fazem parte do custeio.



Porém, o que tem preocupado a administração do prefeito Adeildo Nogueira, são os atendimentos de urgência, emergência e até mesmo, ambulatoriais de pacientes de Várzea Paulista que são constantes.


Durante uma live para anunciar a intervenção do HC, Adeildo cobrou uma solução o mais breve possível do Prefeito Professor Rodolfo da cidade vizinha. “Não dá para esperar a próxima eleição para termos um novo hospital na região, estou à disposição para ajudar, mas chega de blá blá blá, precisamos de ação” afirmou o mandatário campo-limpense.


Segundo fontes que acompanham os números de atendimentos da saúde, DATASUS; Campo Limpo Paulista recebe em torno de mil pacientes por mês vindos de Várzea, enquanto a cidade vizinha afirma atender cerca de trezentas consultas de campo-limpenses por mês, número três vezes menor.


No inicio da semana, jornais da região publicaram dados da Secretaria de Saúde de Várzea Paulista tentando justificar as cobranças feitas pelo chefe do executivo campo-limpense, em que haveria um aumento no atendimento de cidadãos vindos de Campo Limpo, mas a informação não sustentou as narrativas de parte da imprensa e piorou ainda mais situação.



Fontes ligadas a secretaria de saúde de Campo Limpo afirmam que não dá para comparar os atendimentos de atenção básica realizados na UPA de Várzea com os atendimentos de urgência e emergência de alta complexidade atendidos por Campo Limpo.


Porém, mesmo considerando somente o número de atendimentos, a cidade de Campo Limpo Paulista atende em seu hospital três vezes mais pacientes vindos de Várzea Paulista, do que a quantidade de campo-limpenses atendidos na UPA de Várzea.


Para se ter uma ideia da dificuldade enfrentada por Campo Limpo Paulista, entre os meses de janeiro a maio de 2025, enquanto a cidade vizinha afirma ter atendido 1.240 campo-limpenses na atenção básica, somente o Hospital de Clinicas de Campo Limpo atendeu mais de 3.700 pessoas vindas de Várzea, sem considerar as internações e partos.


Obra do Hospital de Várzea Paulista (Imagem: Prefeitura de Várzea Paulista)
Obra do Hospital de Várzea Paulista (Imagem: Prefeitura de Várzea Paulista)

Importante observar que Várzea Paulista hoje possui cerca de 115 mil habitantes segundo IBGE, enquanto Campo Limpo Paulista possuí pouco mais de 77 mil habitantes, o que impacta totalmente no atendimento de urgência e emergência no Hospital de Clinicas.


Especialistas confirmam que é extremamente urgente a abertura de um novo hospital na cidade de Várzea Paulista, e que funcione adequadamente para evitar um colapso nos atendimentos de urgências na região, como o Hospital de Clinicas de Campo Limpo Paulista e até mesmo, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo em Jundiaí.






Comentários


Em homenagem ao Fabiano Bizetto;

©2024 Botujuru Online por Cleber Aguiar

bottom of page