VÁRZEA PAULISTA 2025: Dois guardas municipais são presos por envolvimento com tráfico de drogas em Várzea Paulista
- santistacleber
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Fonte:G1
Investigação concluiu que eles transportavam, forneciam e vendiam drogas, além de pedir dinheiro a traficantes em troca da liberdade.
Dois dos 11 guardas municipais investigados por envolvimento com tráfico de drogas foram condenados e presos em Várzea Paulista (SP). As prisões foram realizadas pelo Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) na quinta-feira (16).
Conforme apurado pela TV TEM, Raimundo Batista de Jesus, de 52 anos, foi condenado a cumprir nove anos de cadeia. Adilson Donizete Pinto, de 64, vai cumprir oito anos de prisão, ambos em regime fechado.
Os guardas foram presos por participar de uma organização criminosa e por corrupção passiva. A Justiça também decretou a perda do cargo público dos dois.
Relembre o caso
O caso ganhou repercussão em 2021, quando dez GCMs de Várzea Paulista e um de Jundiaí chegaram a ser presos. Porém, todos passaram a responder o processo em liberdade, até o novo julgamento de Raimundo e Adilson ocorrido esta semana.
Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), os envolvidos com o esquema transportavam, forneciam e vendiam drogas sem autorização, além de pedirem dinheiro a traficantes em troca da liberdade.
A prefeitura de Várzea Paulista confirmou à TV TEM o afastamento dos servidores públicos. A pasta informou que vai aguardar o julgamento dos agentes até a última instância para dar continuidade nas medidas administrativas.
A Prefeitura de Jundiaí também informou que o guarda municipal foi demitido após um inquérito administrativo disciplinar feito pela corregedoria geral da GCM.
O que dizem os guardas
À TV TEM, a defesa do guarda municipal Raimundo Batista de Jesus reforçou que a decisão judicial ainda será objeto de recurso às instâncias superiores.
"Reitera-se que o servidor sempre colaborou com as investigações e nega veementemente qualquer envolvimento com atividades ilícitas, e confia que a Justiça demonstrará tal proposição. A defesa reafirma seu compromisso com a verdade dos fatos, com o devido processo legal e com a lisura das instituições públicas, confiando que, ao final, prevalecerá a Justiça", completa.
A TV TEM também tentou contato com a defesa de Adilson Donizete Pinto, mas não conseguiu retorno até a última atualização desta reportagem.



Comentários