top of page

NOVIDADE: Nova Colunista Dra. Liamara Tezzon Dutra vai falar de saúde metal.

  • Foto do escritor: santistacleber
    santistacleber
  • 18 de ago. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 19 de ago. de 2021


Cuidado com a Saúde Mental na Pandemia


A pandemia do coronavírus impôs novos desafios à população.

Os riscos à saúde, a necessidade de cuidados com higiene, as incertezas quanto ao futuro, os problemas econômicos, o distanciamento e isolamento social, entre outros fatores, podem causar ansiedade e estresse em muitas pessoas.

Segue algumas dicas para manter sua saúde mental durante a pandemia:

Cuidado com excesso de informações. A busca por notícias o tempo todo pode aumentar a sensação de incerteza, preocupação, causando ansiedade ou estresse.

Informe-se com os fatos e não os boatos.


• Busque informação apenas de fontes confiáveis, como:


Compartilhe histórias positivas, de cura, superação, solidariedade, etc.

Tente estabelecer uma rotina, ter e criar atividades. Utilize uma agenda para seus afazeres diários.

Faça as coisas nos mesmos horários: sono, alimentação, estudo, trabalho, relaxamento, diversão, contato com a família e amigos.

Cuide do seu corpo: busque relaxar, faça alongamentos, meditação, exercícios de respiração. Pratique exercícios físicos!

Hidrate-se! Beber bastante água é fundamental para a saúde.

Evite o abuso de álcool e uso de drogas, pois eles agravam transtornos mentais existentes.

Alimente-se de forma saudável. Siga os horários das refeições e tenha uma alimentação balanceada.

Cozinhe! Testar novas receitas é uma terapia ocupacional muito boa, mesmo que você não seja um “mestre cuca”, vai te fazer bem!

Mantenha a regularidade do seu sono. Tente dormir sempre no mesmo horário. Evite dormir com o estômago muito cheio ou muito vazio. Desligue o computador, o celular e a TV quando for dormir.

Faça coisas que gosta! Aproveite o tempo disponível para fazer as coisas que gosta e que muitas vezes não teve tempo. Isso vai ter ajudar a relaxar e ficar mais tranquilo para passar por esta crise.

Ouça músicas que gosta, pesquise por artistas que não conhece, atualize sua playlist.

Veja os filmes em lançamento ou reveja aqueles que você gostou muito. Maratone aquela série que há tempo você quer assistir!

Leia! Ler é sempre um exercício precioso! Leia aquele livro que está na estante, procure por e-books na internet ou até mesmo um audiolivro!

Gosta de jogar? Aproveite esse momento! Jogue no videogame, no computador, no telefone...Ou quem sabe um jogo de tabuleiro ou jogo de cartas, assim você aproveita a companhia das pessoas que estão na sua casa!

Tente perceber o que pode aprender com a situação vivida, olhando-a de forma realista, sem pânico. Lembre-se: essa situação não durará para sempre!

Durante esse período de estresse, esteja atento a seus sentimentos e demandas internas. Aprenda a comunica-los e lidar com eles.

Pratique a Resiliência! Resiliência é um termo oriundo do latim resiliens e significa voltar ao estado normal. Resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. É a habilidade em encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

Aproveite para colocaras coisas em ordem! Aproveite que precisa ficar em casa e tome um tempo para organizar as suas coisas. Essas atividades podem ajudar a relaxar a mente. Organize os arquivos e fotos do celular ou do computador.

Conecte-se com as pessoas! Converse com as pessoas que estão na sua casa, seja sobre o trabalho, estudo ou sentimentos. Não se isole, busque interagir.....!!!! Há inúmeras formas de reduzir a solidão. Converse sobre seus problemas, procure saber sobre seus amigos e familiares e se coloque a disposição para ouvi-los também. Você pode manter a proximidade digital com mensagens, e-mails, redes sociais, telefone, vídeo chamadas, teleconferências, etc. Sorria mais, dê gargalhadas se puder! Encontre razões para ver graça nas situações e compartilhe a felicidade, mesmo de pequenas coisas. Tire mais fotos e registre momentos para recordar quando preciso.

Exerça sua religiosidade/espiritualidade seja ela qual for! Já existem muitas transmissões online das mais variadas crenças.

Não pare seu tratamento! Se você está em tratamento não o interrompa. É normal sentir-se com medo ou nervoso. Uma técnica é questionar seus medos. Você vai raciocinar melhor e certamente vai enfrentar o problema com mais calma. Não tente fingir que nada está acontecendo, mas enxergue as possibilidades positivas em toda a situação. As crises servem para oferecer alternativas, nos fazer pensar mais rápido e encontrar soluções inesperadas! Procure seu médico ou psicólogo caso sinta a necessidade. Seja empático e não tenha preconceito. Não seja preconceituoso com quem, de alguma forma, tem proximidade com o COVID-19. Se você conhece alguém que tem suspeita ou que testou positivo para COVID-19, respeite o isolamento, mas esteja presente através as tecnologias de informação e comunicação, como telefone, aplicativos, videochamadas, etc.

Peça ajuda se precisar! Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, deprimido ou pensando em se machucar procure ajuda! Fale com um familiar, com seu médico, com seu psicólogo ou busque ajuda na rede de atendimento.

• Ligue 188 - CVV - Centro de Valorização da Vida.



ree

Dra. Liamara Tezzon Dutra


Psicóloga (CRP 06/95012)


Atendimento Presencial ou Online em Campo Limpo Paulista e Jundiaí.


(11) 99927-8515








Referências:


• Organização Mundial da Saúde – Coronavírus: Considerações sobre Saúde Mental

https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/mental-health-considerations.pdf

• Organização Mundial da Saúde – Coronavírus: Recomendações ao Público

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-p

Comentários


Em homenagem ao Fabiano Bizetto;

©2024 Botujuru Online por Cleber Aguiar

bottom of page