QUARENTENA: 10 Museus Virtuais para visitar online.


MUSEU DO FUTEBOL

Localizado numa área de 6.900 m² no avesso das arquibancadas de um dos mais antigos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país.

A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu, portanto, aberto ao convívio de todos os públicos, amantes ou não do esporte mais popular do planeta. O atendimento ao visitante é prioridade nas ações educativas do Museu, que também concebe e desenvolve exposições temporárias e itinerantes, além de diversificada programação cultural.

https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais

https://youtu.be/COC7kO5O08M

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

No Acervo online, você encontrará informações sobre os itens que compõe os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo.

http://acervo.mis-sp.org.br/

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL - Washington DC – Estados Unidos

O Museu Nacional de História Natural é um museu administrado pela Instituição Smithsoniana, localizado no National Mall, em Washington, D.C., Estados Unidos. A coleção do museu totaliza mais de 125 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos.

https://naturalhistory2.si.edu/vt3/NMNH/

PINACOTECA DA CIDADE DE SÃO PAULO

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

http://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/

MUSEU DA CASA PORTINARI

Pintor de renome internacional, Cândido Portinari tem obras que são admiradas em vários países no Brasil. O museu que tem o nome do artista está localizado na cidade de Brodowski, interior de São Paulo, mais exatamente na casa onde nasceu o pintor. O Tour Virtual é uma viagem pelo museu com imagens em 360º que faz o visitante sentir como se estivesse no local, admirando as obras de Portinari e acompanhando as informações sobre a sua vida e obra, assim como mostra os móveis e roupas usadas pelo artista.

https://www.museucasadeportinari.org.br/TOUR-VIRTUAL/

MASP

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônimo MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras.Localiza-se, desde 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. Famoso pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferrazo edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três instâncias de proteção ao patrimônio: IPHAN, Condephaat e Conpresp.

https://artsandculture.google.com/partner/masp

MUSEU ACRÓPOLE ATENAS - GRÉCIA

O Museu da Acrópole é um museu arqueológico localizado na cidade de Atenas, na Grécia.O Museu da Acrópole foi fundado por um decreto de 1863, emitido por Kyriakos Pittakis. A construção, um projeto de Panagis Kalkou, iniciou um ano mais tarde, sob o Eforado de Panayiotis Eustratiades no local sugerido por Pittakis e T. Hansen, sobre a Acrópole de Atenas, onde antes existiu um santuário dedicado a Pandion. Nas escavações preparatórias já foram encontradas esculturas que hoje são expostas nas salas do museu.

https://artsandculture.google.com/partner/acropolis-museum

PINACOTECA DE JUNDIAÍ - Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

O prédio histórico da Rua Barão de Jundiaí tem mais de 100 anos de construção e foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Inaugurado em 12 de abril de 1896, o espaço já abrigou uma das escolas mais tradicionais da cidade, a Siqueira Moraes, e a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot. Em 2008, foi totalmente reformado e recebeu o Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil).

https://cultura.jundiai.sp.gov.br/programas/patrimonio-360/pinacoteca/

MUSEU SPTRANS DOS TRANSPORTES PÚBLICOS GAETANO FEROLLA

O museu guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil - no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 - até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960.

Integram o acervo da instituição sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.

Fundado por iniciativa do ex-funcionário da CMTC, Gaetano Ferolla, e enriquecido por doações de colecionadores e instituições, o museu foi inaugurado em 1985 e atualmente é mantido e administrado pela SPTrans.

No museu, a romântica imagem da cidade de São Paulo do século XIX, com seus bondes abertos puxados por animais, continua preservada.

No jardim que recebe visitantes, bancos e luminárias retratam a década de 20. Lá está instalado um bonde de areia, cuja função era espalhar areia nos trilhos para evitar derrapagens dos veículos que carregavam passageiros.

http://www.sptrans.com.br/museu-virtual

MUSEU DO CAFÉ

É uma das principais atrações turísticas de Santos, assim como as praias da cidade e dos municípios vizinhos (Guarujá e São Vicente) e o Porto de Santos, que recebia a produção do café no interior do Estado para o embarque rumo aos destinos estrangeiros, que importavam o grão do Brasil. A visita virtual permite o acesso a três exposições: “Palácio da Bolsa Oficial do Café”, que reúne documentos e fotos que registram a construção do prédio que abriga o museu, no começo do século 20; “Memórias da Praça”, sobre a história documentada pelos corretores de café; e “Benedicto Calixto”, que reproduz três murais do pintor, expostos no Museu do Café.

http://www.museudocafe.org.br/c/exposicoes/virtuais/