CORONAVÍRUS: São Paulo, Campinas, Jundiaí, Valinhos, São João da Boa Vista entre outras preparam Hos


São João da Boa Vista monta hospital de Campanha contra o Coronavírus

Amigos do Botujuru Online a imprensa está fazendo uma grande cobertura nessa crise do Coronavírus e algumas notícias deixou esse colunista muita feliz, cidades como as nossas vizinhas Jundiaí e Valinhos estão montando Leitos e Hospitais de Campanha. Então me questionei " E Campo Limpo Paulista? Não vai desenvolver nada nesse sentindo? ou ainda a nossa Administração Municipal não entendeu o tamanho do perigo desse Fenômeno Mundial?" . Vamos aguardar e colocar Fé em Deus iluminar esses governantes de Campo Limpo Paulista, não é uma gripe que cura com chá até o fechamento dessa matéria são 1891 casos e 34 mortos.

Vejam matérias abaixo:

Sorocaba também separa espaço para Leitos

Fonte: Guarulhoshoje.com.br

Cidades do interior de SP montam hospitais de campanha contra coronavírus

Prefeituras do interior de São Paulo estão instalando hospitais de campanha para atender o aumento na demanda pela rede de saúde decorrente do coronavírus. Em São João da Boa Vista, com apoio do Centro Universitário Unifae, o município concluiu nesta sexta-feira (20) a instalação de 15 contêineres de 18 m2 com banheiro e ar condicionado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) municipal. Os compartimentos abrigarão consultórios, salas de triagem, salas de observação e de atendimento.

O hospital de campanha deve começar a atender na segunda-feira (23). Os casos suspeitos triados pelas unidades básicas e de saúde da família serão enviados à unidade temporária, que terá como referência para isolamento de pacientes a Santa Casa local

Em Valinhos, a prefeitura iniciou a montagem de duas tendas do Exército ao lado da UPA da cidade, que é referência para o coronavírus. Nas barracas de campanha será feita a triagem dos casos suspeitos. O objetivo, segundo a prefeitura, é dar celeridade aos atendimentos. As tendas devem entrar em funcionamento na segunda-feira.

O Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, também pediu ao Exército três tendas para atender pessoas infectadas pelo coronavírus. Os equipamentos foram instalados no campus da universidade, no distrito de Barão Geraldo, próximos do hospital

Em Araras, começam a funcionar neste sábado (21) seis unidades sentinelas para atender pacientes com quadros virais e sintomas de coronavírus. Duas delas, na UPA 24 horas e no Hospital São Luiz, possuem tendas montadas na área externa. As unidades contam com médicos, equipes de enfermagem e estrutura para saturação de oxigênio no sangue, em caso de descompensação respiratória. Os casos graves serão direcionados para a Santa Casa.

Fonte: Tribuna de jundiaí

Thiago Godinho

Em plano estratégico, Jundiaí cria quase 100 novos leitos para atender pacientes com coronavírus

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, anunciou na noite deste domingo (22), a criação de mais 39 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender exclusivamente pacientes de coronavírus na cidade.

Leitos do Hospital Regional serão utilizados e somarão 55 leitos exclusivos para pacientes da região com Covid-19, no sistema que envolve também o Hospital São Vicente de Paulo.

“Fizemos uma simulação com a população de 815 mil habitantes da região a qual somos responsáveis. Metade é dependente do SUS (Sistema Único de Saúde). 1% desta população contaminada significam 4.070 pessoas, das quais 20%, ou seja, 814 passarão pelos nossos equipamentos de saúde. E 3% necessariamente precisarão de um leito de UTI, ou seja, 25 pessoas”, explica em vídeo publicado nas redes sociais.

“Neste caso, nosso sistema ainda suporta”, concluiu.

“No caso de 2% da população ser contaminada, são 8140 pessoas. Teríamos 1628 pessoas passando pelo nosso sistema e a necessidade de 50 leitos de UTI. Até aí o sistema estaria suportando”, avalia. “Agora, se a partir de 3% da população SUS-dependente for contaminada, nós não temos mais leitos suficientes”, enfatiza.

“Vamos buscar ainda outras medidas alternativas, mas é importante que você saiba que o SUS tem uma limitação”.

PAs serão ampliados

Outro anúncio a partir do plano estratégico anunciado é a ampliação da infraestrutura dos Pronto Atendimento (PAs) Central e dos bairros Ponte São João, Retiro e Vila Hortolândia.

“Este processo já está em andamento”, afirma Luiz Fernando.

O atendimento nos PAs e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Novo Horizonte será para pacientes com sintomas gripais e também pacientes com demais queixas de nível secundário.

UBSs divididas

As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em funcionamento na cidade serão divididas: metade ficará delas servirá de “unidade sentinela”, e atenderá, exclusivamente, pacientes com síndrome gripal, que possam entrar no grupo de suspeitos de terem contraído coronavírus.

A outra metade fará o atendimento eletivo prioritário, como o acolhimento de gestantes, por exemplo.

CAMPINAS

SÃO PAULO - CAPITAL

#JUNDIAI #VALINHOS #CAMPINAS #araras #saopaulo #capital #saojoaodaboavista #coronavirus #campanha #hospital #leitos #campolimpopaulista #japim