CARA NOVA : Thiago Cozzolino é o nosso colunista das Artes Marciais.


Kung fu: Arte Marcial Chinesa não para de crescer em Campo Limpo Paulista

A associação cultural de artes marciais Wong Loud, cujo responsável é o mestre Lourimar Bispo da Silva, tem formado atletas de Kung fu a cerca de 20 anos na cidade de campo limpo paulista. Durante esses 20 anos, mais de 1000 alunos já praticaram o Kung fu pela associação, sendo que, atualmente, há mais de 60 alunos praticantes. Os atletas da associação Wong Loud participaram de mais de 15 campeonatos de Kung fu nos últimos anos, tendo obtido diversas medalhas além de garantir vagas para campeonatos mundiais.

O kung fu é uma arte marcial chinesa milenar que se baseia nos movimentos dos animais e na harmonia das coisas. A prática do kung fu pode ser realizada em grupo, solo, com ou sem armas, e ainda pode ser praticada no formato de combates. Quanto aos objetivos de sua realização, pode ser entendida como entretenimento, saúde, lazer, esporte, defesa pessoal e como instrumento de treinamento militar ou policial. A prática do Kung fu é realizada de quatro formas: em formas de katis (com ou sem armas), toichas, sanda e chi kung. Os katis requerem o aprendizado de sequências de movimentos de defesa e ataque em uma luta com oponentes imaginários. Os katis podem ser baseados em movimentos de animais (tigre, garça, cobra, louva-a-Deus etc) e armas (bastão, facão, lanças). Nas escolas de kung fu é o início do aprendizado, pois as demais práticas dependem do repertório de movimentos contidos nos Kung fu. O toicha é uma luta combinada entre duas ou mais pessoas, onde os movimentos de ataque e defesa são previamente estabelecidos e conhecidos por todos os participantes da prática. É a fase que antecede ao sanda, que é a luta propriamente dita. O sanda é realizado por dois oponentes que se enfrentam e utilizam as técnicas que aprenderam até o momento. Pode ser executada com ou sem proteções, e ainda com ou sem armas. O chi kung é a prática voltada ao desenvolvimento da ‘energia vital’, baseada na execução de exercícios respiratórios específicos. Pode ser praticada dentro ou fora da prática dos katis.

A associação cultural Wong Loud realiza um trabalho crescente e contínuo dentro da cidade de Campo Limpo Paulista, com o intuito de promover saúde física e mental através da prática do Kung fu. A associação atende desde crianças (a partir de 6 anos) até idosos (~70 anos). Para aqueles que tem interesse de conhecer a arte do Kung Fu, é só comparecer ao ginásio de esportes de Campo Limpo Paulista na sala Multiuso nos seguintes dias e horários: Segunda e Quarta: 8:00 as 9:30, Terça e Quinta: 19:00 ás 20:30 e Sábado das 16:00 as 17:30. Para maiores informações, entrar em contato com a secretaria de esportes do ginásio de esportes, de segunda a sexta feira das 8:00 ás 17:00 horas.

Thiago Jean Cozzolino

Gestor e Pedagogo

Diretor do Jornal o Pêndulo

Praticante de Jiu Jtsu

Email: tjc@zipmail.com.br