SEGURANÇA: Aumento da violência é o maior medo dos brasileiros


Fonte: Metronews.com.br

EURICO CRUZ

Uma pesquisa do Instituto Paraná, divulgada na quinta-feira, 16, apontou que o maior medo dos brasileiros é que a insegurança e a violência aumentem. Esta opção, entre dez que foram colocadas, foi a mais citada por 27,2% dos entrevistados.

Vale ressaltar que o Brasil é um dos dez países mais violentos do mundo. No mês passado, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que a taxa de mortes violentas intencionais no País é de 30,8 para cada 100 mil habitantes.

Na mesma pesquisa, 20,7% dos entrevistados elencaram, como o segundo maior temor, que o Brasil não consiga sair da crise e que a situação econômica piore. O terceiro maior medo está diretamente ligado ao segundo: 19,8% temem ficar desempregados ou não conseguirem um trabalho.

Para o cientista político Marcos Antonio Silva, a insegurança para o brasileiro se refere tanto à violência quanto aos poderes institucionais. “Hoje temos muitas campanhas massivas contra as instituições públicas. Isso faz com que o brasileiro, que foi doutrinado a acreditar na Justiça, se sinta cada vez mais inseguro”, opinou.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o no BR-02891/2018. O levantamento foi feito com 2.002 eleitores em 168 municípios brasileiros, entre os dias 9 e 13 de agosto. A margem de erro, para mais ou para menos, é de 2%.

#segurança #crime #medo #brasileiro