O verdadeiro desafio da Mãe solteira.


Olá mamães, hoje eu vou contar para vocês uma verdade e dizer que o maior desafio em ser mãe solteira, separada ou divorciada é impor limites e educar nosso filho.

Isso por que a principal diferença quando você cria ou tem uma família fora do padrão tradicional é a insegurança. Você tem certeza que está privando seu filhote de alguma coisa. Ou seja, você acaba sendo muito mais permissiva do que seria se estivesse em uma família inteira e feliz. Isso acontece por muitos motivos, mas no meu ponto de vista, estes são os maiores:

Medo

Medo do ex marido jogar seu filho contra você, de você estar privando seu filho de alguma coisa, medo do seu filho culpá-la no futuro e medo se ser dura demais com ele.

Culpa

Culpa por não ter uma família inteira para seu filho, culpa por ter que trabalhar e culpa por estar mais ausente. Ou seja, você acaba tentado compensar com presentes ou sendo mais permissiva.

Pressão da sociedade

Você acaba sendo mais permissiva e talvez não impondo tantos limites no seu filho pois as pessoas sentem pena de você e do seu pequeno. Aquela frase B-Á-S-I-C-A : “Aí tadinho ele não tem pai” ou “Tadinho, é assim por que é filho de pais separados”

Pronto, pela pressão você acha que precisa compensar para o seu filho de alguma forma e acaba fazendo o oposto do que ele realmente precisa, que são limites mais definidos.

Nossos sentimentos nem sempre são claros assim e na maior parte do tempo nós sentimos uma mistura de todos esses três juntos. O que eu quero dizer aqui é o seguinte: seu filho não está se comportando mal por que você é mãe solteira e sim por que você está sendo um mãe mole. Você tem motivos, eu sei e eu mesma sou culpada desse crime.

Só entenda, que se você quer compensar para o seu filho você precisa dar mais estrutura para ele e mais exemplo. Aliás, ser mãe solteira, inclusive, pode ser melhor para ele do que ser um exemplo em ruim casa ou viver em uma casa infeliz, onde as brigas são constantes.

Por isso, pare agora com essa história de compensar e seja dura sim, imponha limites sim. Seu filho não irá culpa-la e irá amá-la sempre. Tenho certeza disso porque sei que você faz tudo que pode por ele, que você o ama e que o coloca em primeiro lugar. Se eu sei isso ele também saberá.

Beijos e até a próxima

Rita de Cassia Ferreira

Formada em administração de empresas, mãe, filha e esposa,Presidente Municipal do partido Solidariedade, idealizadora dos projetos: Divas, Flor de maio, Cartão Vermelho na violência doméstica, carinho sim, violência não! Novas Mulheres, Politica para Mulheres e mulheres para politica.

Facebook: www.facebook.com/cassia.alves.100483

E-mail: cassiaf585@gmail.com

#soparamulheres #colunistas #rita #cassia #mae